Nesta terça-feira (10/01), a prefeita Marília Campos, gestores da prefeitura e vereadores visitaram a Unidade Básica de Saúde – UBS Darcy Ribeiro e a Unidade de Pronto Atendimento – UPA Vargem das Flores.
Durante a visita, a chefe do executivo conversou com os usuários que aguardavam atendimento e com os servidores. O gerente da UBS Darcy Ribeiro, Alair Ribeiro, contou que a unidade conta com duas equipes completas, além de profissionais como ginecologista e pediatra. Segundo ele, a média de atendimento diário é de 120 pessoas, com área de abrangência de cerca de 7 mil pessoas.
A paciente da UBS, Maria das Graças, relatou que há muito tempo frequenta a unidade e que é muito bem assistida pelos profissionais, desde a recepção até o consultório médico. “Eu acho o atendimento aqui muito bom. Todo mundo é super educado, trata a gente muito bem. Eles se preocupam com a gente.”.
Segundo a prefeita, ao longo da conversa com a comunidade e os profissionais, foi possível perceber algumas reivindicações relativas à reposição da equipe dos agentes de saúde, à implantação do consultório odontológico e à resolutividade na unidade básica de saúde.“A gente vai lutar muito para ter esse credenciamento do consultório no governo federal. Então, o mês de março vai ser a época em que vamos fazer a maratona em Brasília para pedir mais recursos, ampliação de equipe na área da saúde e outras questões”, informou.
Ainda de acordo com Marília Campos, a resolutividade nas unidades básicas de saúde é uma questão que precisa ser discutida. “Eu vejo esse problema nas várias UBSs que a gente visita, e hoje eu entendi um pouco sobre essa questão, conversando com uma médica, que falou assim: “olha Marília, às vezes o paciente vem aqui com uma dor lombar, mas eu não tenho medicamento para aplicar nele. Então, se eu dou uma dipirona, não vai resolver o problema dele. Então, o resultado é que ele veio aqui, consultou e eu não tenho condição de prestar o atendimento que ele precisa. Como ele não teve essa medicação, ele vai para a UPA. Portanto, essa é uma questão que temos que discutir, porque aqui nós temos a equipe completa, mas não temos alguns medicamentos importantes”, explicou.
Por fim, a prefeita reforçou o compromisso com a saúde da população e com os servidores. “Então, nós temos que fazer esses ajustes para que o atendimento melhore, e para que possamos desafogar um pouco o atendimento nas UPAS, em Contagem. Eu sei que falta muita coisa para ser feita, mas nós temos trabalhado para melhorar a cada dia”, frisou.
UPA Vargem das Flores
Em seguida, os gestores foram vistoriar a Unidade de Pronto Atendimento – UPA Vargem das Flores, que é uma grande referência para a regional, inclusive para a região de Ribeirão das Neves e Esmeraldas.
De acordo com a Gerente da Upa, Adriana Rocha, são atendidos cerca de 6 mil pacientes por mês, sendo aproximadamente 190 pacientes por dia na unidade. Conforme explicou, a unidade possui equipe completa, apenas os casos de ortopedia são direcionados à Upa JK.
A médica da unidade, Stéfane Souza, esclareceu que por mais que a unidade não tenha um ortopedista, o fluxo de encaminhamento ortopédico para a UPA JK é bem alinhado. “A nossa referência hoje é a upa Jk. Nas nossas demandas eles suprem bastante. Os transportes funcionam muito bem. Então até o momento a gente está conseguindo lidar bem com isso. Mas é uma coisa a se pensar.”.
Para a moradora da região, Luciana Michele, que estava acompanhando a sua netinha para consulta com pediatra, desde o início desta gestão foi possível ver melhorias na área da saúde. “Agora melhorou demais em questão de consulta, médicos, que agora não falta. Nós temos dois pediatras todo dia. E em questão da farmacinha que também não tinha medicamentos, agora nós temos. Então melhorou em conjunto, espero que continue assim, daí para melhor.”.
A chefe do executivo, em conversa com os profissionais, notou que há várias questões relacionadas ao sistema que está lento e aos equipamentos que merecem
atenção para melhorar o atendimento ainda mais. “A Beatriz responsável pelas Upas nos informou que o sistema está precário, mas que já está em processo de compra para implementação. E isso é investimento em tecnologia, para gente não só melhorar o atendimento nas upas, mas para gente poder integrar os atendimentos com a atenção básica, que já tem um investimento seja em sistema, seja nos computadores.”.
De acordo com Marília Campos, a UPA receberá reforma em breve para melhorar as condições de trabalho e de atendimento. “O que queremos adiantar é que a gente continua sim muito comprometido a cada dia com os investimentos que a saúde precisa para melhorar o atendimento para população. Passa pela valorização dos servidores públicos, pela realização de concursos públicos, aquisição de equipamentos, passa também por reformar a UPA”, pontuou.
Clique aqui e confira a galeria de fotos